10 novembro, 2012

Auto-avaliação do 1º Ciclo (Licenciatura) de História na Universidade Lusófona (1999-2012)


O Inquérito foi criado em google DRIVE e disponibilizado por e-mail e através de uma página restrita dos licenciados e discentes do Departamento de História (ULHT) entre 25 e 31 de Outubro.  Estão presentes nessa página do Facebook todas as turmas desde o início da Licenciatura em 1999-2000. O Inquérito foi processado pela ferramenta de Google Analytics, integrando automaticamente os dados recebidos nos itens do formulário e produzindo os gráficos aqui apresentados.
O Inquérito obteve 49 respostas, representando 45% do total de licenciados e licenciandos, distribuídos igualmente em ambos os géneros, e incluindo 39 do regime de Bolonha, isto é,  inscritos a partir do ano lectivo 2006-2007. Nem todos os itens no formulário do Inquérito eram de preenchimento obrigatório. Daí nos gráficos referentes aos itens de preenchimento opcional aparecerem percentagens  menores de respondentes.
Do total dos respondentes 28 são licenciados  (incluindo 10 pré-Bolonha)  e 11 discentes actualmente em 2º e 3º anos.  O 1º ciclo funcionou sempre em regime pós-laboral. O estatuto de estudante-trabalhador explica a dificuldade de alguns alunos em participar nas actividades extra-curriculares, e reflete-se em alguns valores mais reduzidos de apreciação em itens 7,8,9 e 12 deste inquérito.
A avaliação com 1 a 5 indica o grau de satisfação crescente, isto é, de menos positivo até  máximo.
O relatório com gráficos está disponível em
http://bit.ly/SSmwrg